segunda-feira, 22 de julho de 2013

FALANDO DO GRUPO APEI, INCLUSÃO SOCIAL COM SUCESSO NA FRANÇA

Jamais poderia deixar de falar de algo que muito admirei na França, um trabalho feito com muito amor ao ser humano, pessoas maravilhosas dedicadas a ajudar quem realmente precisa.
O Grupo APEI na França é uma Entidade Filantrópica, que vive de doações da sociedade, o governo os ajuda pagando o salário de alguns especialistas, 95% dos funcionários são Portadores de Necessidades Especiais, somente o Diretor e Coordenadores não são.  Esse grupo tem sido um grande exemplo de trabalho digno e sério.

Fazendo a inclusão das pessoas Portadoras de Necessidades especiais na sociedade, a França hà muitos anos vem lutando fazendo vários experimentos para vencer o preconceito da população, atualmente alcançou com exito ótimos resultados de sucesso de inclusão, formando assim o Grupo APEI, no qual tem diversas Instituições ex: fabricação de móveis para decoração, floricultura, lavanderias automáticas, alimentícia de marmitas, costuras, etc...
Eles não estão trabalhando em contato físico direto com a sociedade como ditos"normais", mas estão trabalhando em um local onde tem todo suporte técnico de especialistas onde podem produzir um trabalho de qualidade, e isso é inclusão, estão ganhando seu salário decente, pois não basta apenas incluir em contato direto ou seja no mesmo espaço se não terão atendimento especializado, não conseguindo produzir um trabalho eficaz só pra fazer de conta que é inclusão.
Pois muitos colocam pessoas com necessidades especiais em um local que não oferece aparato nem muito menos segurança para o mesmo, só pra falar esse cidadão esta incluso, e o pobre coitado não tem rendimento, pois dividem espaço com pessoas incapaz e despreparada para lidar com sua necessidade especial, em vez de se tornar inclusão se torna constrangimento ao cidadão.

A APEI Associação de Pais de Filhos Deficientes é uma organização sem fins lucrativos fundada em 25 de abril 1978 por um grupo de pais no departamento de Cher.

Gerida por um conselho de administração composto por pais e amigos de filhos com deficiência ou pessoas com deficiência, a associação acolhe principalmente com deficiência intelectual e / ou com deficiência adultos comportamento adaptativo.

Em conjunto com o Sindicato Nacional das Associações de Pais de Crianças Misfits (UNAPEI), para dar a essas pessoas os meios para se integrar na sociedade e no mundo dos negócios que tem como objetivos:

  • fornecendo apoio moral e material de que necessitam,
  • desenvolver neles um espírito de ajuda mútua e de solidariedade,
  •  implementação de todos os meios necessários para incentivar o seu desenvolvimento moral, físico e intelectual através da educação, formação, colocar para trabalhar, trabalho e inclusão social,
  • defender os seus recursos morais, materiais e financeiros.

Até à data, o IEPA opera três instituições de trabalho (empresas amigas ESAT), 5 alojamento e um estilo casas adequadas.

Mais de 30 anos de atuação com adultos com deficiência

Conquistas:

1978: Criação da associação de pais de crianças deficientes de Saint-Amand-Montrond para administrar uma instituição CAT-Foyer 30 lugares abertos em outubro de 1976

1980: abertura da primeira oficina protegida, The Artisanerie

1984: Criação de um serviço comercial

1991: transferência de um hotel CAT-Lareira-run Saulzais o Potter em favor do IEPA de Saint-Amand-Montrond

1996: a abertura de uma segunda oficina protegida, o Verdier

2000: Abertura de uma seção apropriada 14 lugares

2006: Instalação de Orval verde sector espacial em grandes locais

2008: criação de uma lavanderia

2010: Criação de uma oficina de culinária

2010: abertura das famílias Bernard-Fagot

Durante estes anos, o IEPA de Saint-Amand-Montrond comprado várias casas para aumentar a capacidade de aquecimento da casa, construído em lareiras Bernard Bundle.

Desde 1990, organizou 10 conferências internacionais, em parceria com a Academia Nacional de Medicina e Pesquisa e Treinamento Saúde e Sociais Poitiers Grupo, sob o patrocínio do Presidente da República e do Conselho da Europa .
Dentro de suas instituições, o IEPA de Saint-Amand-Montrond implementa atividades educacionais, formação e aprendizagem para desenvolver a integração social das pessoas com deficiência e manter suas habilidades.

Essas atividades podem ser oferecidas durante ou fora do horário de trabalho.
  Eles são executados tanto pelo pessoal docente ou por formadores externos e giram em torno de vários temas:

  •  pintura
  •  conhecimento geral
  •  TI 
  •  euro
  •  orçamento
  •  segurança rodoviária
  •  consciência dos riscos domésticos ...


Outras atividades refletem o reconhecimento ea inclusão das pessoas com deficiência em eventos Saint-amandoises:

  •  participação no ciclismo de montanha ou trilhas
  •  clube amigável com ténis de mesa
  •  clube eliminatórias arqueiros
  •  desafio amizade futebol
Bem-estar e lazer AOSIS Saint-Amand-Montrond também sempre preocupado com o cuidado eo bem-estar das pessoas com deficiência que acolhe nas suas instalações, o IEPA de Saint-Amand-Montrond organiza tempo de lazer e atividades extra-curriculares:

  •  atividade energética e física
  •  atividade de manutenção, postura, relaxamento e descontracção
  •  linguagem corporal
  •  esportes: tênis, basquete
  •  tradicional ESAT piquenique
  •  dia de campo em torno da associação lagoa
  •  tarde karting
  •  viagens e passeios com os conselhos obras adaptadas empresas

Estes relaxamento trazer para aqueles que praticam diversão e prazer.


Quer saber mais entre no endereço eletrônico:
http://www.apei.asso.fr/blog/page/1

No ano de 2008 fiz uma visita a todas essas Instituições APEI no qual tirei algumas fotos.


Parte da Instituição que trabalha com alimentos.
Para entrarmos na área de alimentação temos que colocar touca, roupas e meias, pois o ambiente é completamente desinfetado e não pode ter contato com nada que possa vir a prejudicar o andamento do trabalho com os alimentos.

 Cozinha






Espaço de lazer para o funcionários


Parte da Instituição que trabalha com lavanderia
Na lavanderia achei muito interessante pois os funcionários Classificam os clientes por cor, desde a seleção das roupas diversas até os armários onde serão colocadas as roupas passadas tem luzes coma as cores, quando o portador de necessidade coloca o código de barra da roupa que passou no leitor o armário acende a luz com a cor do cliente.
 Etiquetando e selecionando as roupas
 Passando as roupas
 Selecionando os lençóis e edredon para por na máquina para passar
Classificação das roupas dos cliente por cor antes da lavagem
Esse é o diretor dessa Instituição

Instituição que trabalha com madeiras

forros 

 móveis
peças e acessórios
Drikabresil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua colaboração *****